O papel de um assessor político de comunicação é determinante para a construção e manutenção da imagem pública de um político dentro e fora das redes sociais.
Esse profissional é responsável por gerenciar a forma como o político se comunica com o público, garantindo que a mensagem seja clara, coerente e alinhada aos valores e posicionamentos do mandato.
Abaixo, descrevo em detalhes as principais funções de um assessor de comunicação política, para que você entenda o impacto deste trabalho nas redes sociais, em agendas e eventos onde o político tem momento de fala, na mídia e na reputação em médio e longo prazo do político.
1. Planejamento de estratégia de comunicação
O assessor de comunicação é responsável por desenvolver uma estratégia que traduza a visão do político em mensagens consistentes e impactantes. Isso inclui:
Definir o tom, a linguagem e os canais mais adequados para o público-alvo.
Elaborar um calendário para publicação de conteúdo nas redes com temas e datas estratégicas para garantir presença constante e relevante para a sua base.
2. Gestão de redes sociais
As redes sociais hoje são um dos principais canais de comunicação para políticos, e o assessor desempenha um papel fundamental na gestão dessas plataformas:
Criar conteúdo sobre os resultados do seu trabalho e posicionamentos para Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e outras redes (lembrando que as redes devem ser definidas de acordo com o público que o político quer atingir).
Monitorar comentários e mensagens, fazer gestão de resposta para responder ao público, fortalecendo o relacionamento e também para gerenciar crises online ou fazer controle de comentários ofensivos.
Analisar o desempenho das postagens e ajustar a estratégia para aumentar o alcance e engajamento.
3. Produção de conteúdo pelo assessor político de comunicação
A produção de conteúdo é uma das atividades centrais do assessor de comunicação política. Entre as responsabilidades estão:
Redigir discursos, notas oficiais, comunicados de imprensa, artigos e posts alinhados à identidade do político. (às vezes na equipe existe a divisão do assessor que cuida das redes e do jornalista que redige os textos e discursos, em outros casos o assessor de comunicação também desempenha essa função).
Criar conteúdos em imagem e vídeos, como vídeos para reels e fotos e cards, para fortalecer a mensagem visual e alcançar um público mais amplo. (mais uma vez, sobre essa função, elas podem ser divididas com mais de um assessor de comunicação, ou desempenhada por apenas um assessor, tudo depende da organização do gabinete, do orçamento disponível e da decisão do político).
Desenvolver materiais para campanhas e datas comemorativas que reforcem a imagem e valores do político. (O jornal de mandato é um exemplo desse tipo de material).
4. Monitoramento de imagem e reputação
A reputação de um político é o ativo mais precioso que ele tem, e o assessor deve manter um monitoramento constante para identificar pontos de atenção:
Acompanhar a imagem do político na mídia e redes sociais para antecipar possíveis crises.
Gerenciar crises de imagem, elaborando estratégias para minimizar impactos negativos para fazer a manutenção e recuperar a confiança do público.
5. Relacionamento com a imprensa
Um bom relacionamento com a imprensa é essencial para aumentar a visibilidade e fortalecer a presença pública do político:
Manter contato com jornalistas e veículos de comunicação para garantir uma cobertura positiva.
Organizar entrevistas e coletivas de imprensa, preparando o político com pautas relevantes e estratégicas.
Enviar releases e notas à imprensa, assegurando que as informações estejam atualizadas e sejam transmitidas de maneira precisa.
*Vale lembrar que em muitos casos o jornalista, também exerce as funções de social media político.
6. Acompanhamento de agenda e eventos
O assessor organiza e divulga eventos que impactam positivamente a imagem pública do político:
Planejar e executar a cobertura de eventos públicos, reuniões e encontros.
Criar estratégias para maximizar o impacto positivo de eventos, produzindo conteúdo durante e após o evento para potencializar o engajamento.
7. Gestão de crises e estratégias de resposta
Em situações de crise, o assessor de comunicação é responsável por coordenar a resposta do político:
Elaborar planos de ação para lidar com crises tanto nas redes sociais quanto na mídia.
Coordenar respostas e posicionamentos durante situações delicadas, mantendo a imagem e a confiança do público.
8. Análise de desempenho e relatórios
O assessor de comunicação precisa avaliar constantemente o desempenho de campanhas de divulgação e atividades para garantir a eficiência da estratégia:
Medir o impacto das campanhas de divulgação, gerando relatórios com dados e métricas.
Avaliar a percepção pública e ajustar as ações com base nas reações e feedback do público.
9. Produção e supervisão de campanhas de divulgação
O assessor também desempenha um papel importante na criação de campanhas de divulgação (publicitárias):
Planejar campanhas de anúncios pagos nas redes sociais e mídia tradicional.
Gerenciar o orçamento das campanhas de divulgação para garantir resultados, justificando assim os investimentos.
Parceria e apoio à assessoria jurídica
Para garantir que todos os conteúdos estejam alinhados tanto com as normas e estratégias de comunicação, quanto com normas jurídicas, o assessor trabalha em parceria com especialistas para:
Revisar conteúdos junto à equipe jurídica, assegurando que tudo está de acordo com as regulamentações e evitando possíveis problemas legais com divulgação das informações.
11. Pesquisa de sentimento e análise de adversários
O assessor deve manter-se atento às percepções e tendências para adaptar a estratégia do político:
Realizar ou acompanhar pesquisas de opinião pública para medir o sentimento do eleitorado e prever tendências.
Estudar a comunicação de adversários que conversam com a mesma base, identificando oportunidades e ajustando a abordagem para destacar os diferenciais do político.
O assessor político de comunicação desempenha um papel estratégico que vai muito além de postar nas redes sociais.
Ele é o responsável por construir, gerenciar e proteger a imagem do político, criando uma conexão autêntica e duradoura com o público.
O trabalho de assessoria quando bem feito, garante que o político tenha uma comunicação de resultados, alinhada e pronta para enfrentar desafios e crises, fortalecendo a reputação e aumentando significativamente a confiança dos eleitores.
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