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Social Media Político

O que faz um Social Media Político



Algo que a política tem nos mostrado nos últimos anos é que: a profissão Social Media Político está em alta e este é um profissional essencial para qualquer campanha e também para o mandato do parlamentar no digital.


Um Social Media Político é o profissional responsável por gerenciar as redes sociais de políticos ou órgãos públicos, com o intuito de fortalecer a imagem e a marca política no digital ao mostrar o trabalho e ações realizadas para a população, de maneira que as pessoas vejam utilidade prática para a sociedade e também para a sua realidade, ou seja, o Social Media Político, vai fazer com que as ações sejam vistas e traduzidas para todos, além de oferecer uma comunicação política clara e útil.


Ao ouvir que esse é um profissional responsável pelo gerenciamento de mídias, as pessoas podem imaginar que é só fazer um post e uma legenda e pronto. Mas, vai muito além disso. O profissional responsável pela comunicação política e divulgação da atividade parlamentar de um político nas redes sociais, tem muitas funções que vão desde a criação de conteúdo até a análise dos resultados para melhorar ainda mais as suas estratégias, além do acompanhamento das melhores tendências que vão ajudar a consolidar a imagem do político no digital.


Vale lembrar que o Social Media Político também é responsável pela construção ou fortalecimento de Marca Política nas redes sociais, atendendo tanto políticos em vigência de mandato (eleitos), quanto aqueles que estão fortalecendo sua imagem para concorrer no futuro.


Mas, o que faz um Social Media Político?

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Conheça as funções que um Social Media Político exerce e a importância de cada uma delas para uma comunicação política eficiente de políticos nas redes sociais:


Gerenciamento de Redes Sociais


Com papel essencial para a estratégia de Marketing Político, o gerenciamento das redes conta com atividades de agendamento e verificação de postagens, acompanhamento de comentários e também a interação feita pelo perfil do político com as pessoas.


Isso vai fazer com que os eleitores e seguidores se sintam conectados com o político, além de trazer engajamento para as publicações dele, criando relacionamento e ampliando a imagem do parlamentar para que outras pessoas conheçam mais o trabalho.


Planejamento de linha editorial


Não existe criação de conteúdo sem a linha editorial, que são os pilares de conteúdo que serão distribuídos nos canais do político. Imagine que as linhas editoriais, fosse como temas base de toda a criação do conteúdo com um objetivo claro, seja para fortalecer qualidades, mostrar no que o político acredita, fortalecer a sua autoridade, etc.


Todo político tem as suas causas, bandeiras, ideologias e os temas que luta para fazer o com que sua trajetória política e o resultado do seu trabalho sejam vistos de forma representativa por uma parcela da população.


Por isso, é importante ter uma linha editorial bem definida, que vai dar direcionamento de qual imagem o político pretende ser visto por meio de suas publicações nas redes sociais, além de ajudar a ampliar estratégias de alcance e engajamento.


Vale lembrar que uma linha editorial pode ser alterada de acordo com eventos, circunstâncias ou momentos políticos.


Criação de Calendário de Conteúdo


Ainda que a agenda de um político enfrente mudanças constantes e nem sempre se consiga criar conteúdos de forma antecipada, o calendário de conteúdo é a ferramenta que o Social Media Político define para fazer com que as linhas editoriais sejam transformadas em posts diários, fazendo com que o que se foi planejado, seja executado e traga resultados.


Vale lembrar que um Social Media Político, deve ter em mente que seu trabalho gira em torno de 3 tipos de calendário: O calendário de conteúdo, que pode ser pensado de forma antecipada mostrando conquistas, resultados, trajetória política, projetos, requerimentos e até mesmo conteúdos que geram conexão e humanizam o político para as pessoas que tem contato com o seu conteúdo.


O segundo tipo de calendário é o de agendas e visitas, que nem sempre você consegue criar de forma antecipada. Para suprir rapidamente a demanda do calendário de agendas e visitas, o ideal é que você já tenha em mente os principais formatos para utilizar na criação desse tipo de conteúdo. Isso facilita muito o trabalho.


O terceiro tipo de calendário é o de notícias que o Social Media Político também não tem como prever ou antecipar, mas ajuda a gerar engajamento e mostrar que o perfil político é um hub de informações. (Só tome cuidado para não transformar o perfil político em uma redação de jornal, busque notícias que fortaleçam a sua imagem e reforcem a sua comunicação política, posicionamentos ou aquilo que realmente interessa ao seu público.


Agora que você já entendeu quais os tipos de calendário que um Social Media Político trabalha lembre que esse é um instrumento que vai ajudar no fortalecimento da marca política, onde os conteúdos vão estar separados de forma estratégica para trabalhar a imagem, a autoridade e a influência do político.


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Criação de legenda


Tem quem diga que as legendas não são importantes, essa não poderia ser uma afirmação tão equivocada. A função das legendas além de ajudar com que o conteúdo seja encontrado, tem o foco principal em potencializar o conteúdo que foi postado. Não importa se é uma legenda grande ou pequena, o objetivo é sempre fortalecer o que está sendo mostrado.


O Social Media Político precisa estar atento para esses detalhes, já que, se não for trabalhada de forma que diga o que o conteúdo quer dizer, o resultado pode ser o oposto do esperado.


As hashtags que vão na legenda também devem ser trabalhadas com estratégia. Elas funcionam muito bem em algumas plataformas e em outras não, como o caso de Instagram (que funcionam) e Facebook (que não tem tantos resultados para hashtags).


Imagine que as hashtags são as estantes onde o conteúdo vai parar. Dependendo do seu objetivo, quanto maior for a estante, menores são as chances de ser encontrado, ou ainda, quanto menor for a estante, talvez não haja interesse nela. Vale lembrar que hoje as plataformas trabalham com otimização de conteúdos por meio de palavras e as hashtags somadas as legendas, ajudam o conteúdo político ir além.


Outro cuidado para se ter com hashtags é tomar cuidado para que o alcance do conteúdo não seja reduzido. É o chamado shadowban (punição que o Instagram dá reduzindo o alcance de quem infringe regras da plataforma) por isso, o ideal é que você crie categorias de hashtags para as suas linhas editoriais e calendários de conteúdo, sempre verificando antes o tamanho de conteúdos das hashtags e se certificando de que essas hashtags não infringem regras da plataforma (caso queira saber uma lista genérica de hashtags não recomendadas, basta buscar por esse tema no Google).



Gestão de resposta


É na gestão de resposta que vai ser possível fazer uma escuta social e manter uma imagem positiva e de proximidade do político com os seus seguidores.


Além disso, também é um mar de ouro para a curadoria. Por meio dos comentários, é possível criar conteúdos para o calendário, e também ouvir o que as pessoas estão dizendo, tendo assim um termômetro de sentimentos das pessoas que interagem com o conteúdo, o que pode ajudar muito a definir ou potencializar estratégias.


Relatórios e análises


É preciso medir e analisar toda estratégia aplicada, e é por meio dos relatórios que o Social Media Político vai conseguir analisar os resultados e apresentá-los.


Por meio dos relatórios, as informações ficam organizadas e é possível entender o que deu certo, o que não deu, o que está começando a ter um crescimento e deve ser mantido, além de conteúdos que performaram bem e vão continuar fazendo um bom trabalho dentro da comunicação política.


Monitoramento de adversários


Não dá para criar uma estratégia eficiente no escuro. É preciso entender também o que os adversários estão fazendo, se o político está mantendo o território ou se existe um adversário que está crescendo e ganhando mais visibilidade.


Esse monitoramento permite entender os pontos fracos e fortes da comunicação política, e também saber onde investir para que o parlamentar mantenha seu lugar e continue crescendo.


Acompanhamento de tendências


Estar atento às tendências é fundamental para entrar em um hype do momento que pode ser benéfico para a mensagem política.


Por isso, o Social Media Político deve ficar ligado nas trends que podem gerar engajamento e aumentar o alcance da mensagem, o que também aumenta a autoridade digital do parlamentar.


Como me tornar um Social Media Político?


Para se tornar um Social Media Político, é preciso estar antenado nas últimas notícias e novidades das redes sociais, entender e se aprofundar nas configurações de gerenciamento e também saber o que está acontecendo no mundo e no cenário político.


Para adquirir as habilidades e competências da área, é necessário buscar cursos, livros, mentorias e especializações. Também é preciso colocar a mão na massa para aprender o trabalho para se qualificar e entregar um bom resultado, afinal, a melhor forma de se destacar é mostrar eficiência e resultados positivos.


Outra dica importante é a criação de uma rede de contatos. Nessa área, a indicação é um grande aliado para crescer profissionalmente.


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