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Estratégia Parlamentar

O que o status do Whatsapp pode ensinar para a sua comunicação política?

Saiba como o WhatsApp tem usado suas ferramentas para gerenciar a crise de compartilhamento de dados


Recentemente o WhatsApp em uma tentativa de conter a debandada de usuários para o Signal e Telegram, colocou no seu status, informações sobre a segurança da plataforma.


Em uma sequência de 4 "status" (que se assemelha ao stories do Instagram) o mensageiro avisa sobre o compromisso com a segurança e sinaliza que usará mais essa ferramenta para se comunicar com o usuário.


E o que isso pode te ensinar para você aplicar hoje em sua comunicação política?


1. 🧐 Gestão de crise se faz onde a crise foi gerada.


Além da comunicação feita por meio de site, o Facebook sabendo da visibilidade da ferramenta "status" entre seus usuários buscou se comunicar justamente onde a crise começou, ou seja, no próprio WhatsApp, o que mostra que antes de você sair se posicionando em outros lugares, analise se não deve começar sua comunicação, justamente onde a crise foi gerada.


2. 🔊 O status do WhatsApp é uma excelente ferramenta de comunicação não invasiva.


Não subestime o poder do status do WhatsApp, nem acredite que só porque você não é um visualizador assíduo dessa função, outras pessoas também não são. Fazer testes do seu conteúdo político usando a função status, tanto no telefone do próprio político que muitas vezes tem inúmeros contatos, como em sua lista de transmissão oficial é uma excelente estratégica de comunicação não invasiva pois a visualização parte de outras pessoas que inclusive pode abrir a premissa de resposta, gerando interação e conexão com o seu conteúdo. Antes de sair torcendo o nariz para o Status do Whats, lembre da estratégia da própria ferramenta e faça o seu teste, você poderá se surpreender com os resultados.


3. Você pode sim se comunicar e passar uma mensagem séria em menos de 1 minuto, fora das redes sociais.


O status do Whats funciona quase como os stories do Instagram e do Facebook, porém suas ferramentas e dinâmica de visualização são mais limitadas. No entanto o que sugiro é que você crie seus conteúdos em outras plataformas ou com outras ferramentas (como um card por exemplo) e "suba" no status. Se você tem a função de visualização ativa, vale a pena acompanhar as métricas para saber se deve investir mais nesse tipo de comunicação.


O status do Whats pode ser usado para fazer uma comunicação séria, porém ela deve ser criativa, dinâmica e rápida.


Que tal pensar nisso?

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